segunda-feira, 20 de abril de 2009
Pós Operatório
O fisioterapeuta que trabalha com pós operatório de cirurgia plástica deve informar ao público que, além da estética, deve haver preocupação com a reabilitação pós cirurgia, para que se obtenha resultados precoces, sem intercorrências e preparo para o retorno as suas atividades.
A drenagem linfática exerce uma função importante em todo o nosso organismo. Melhora a circulação sanguínea eliminando toxinas e diminuindo a retenção hídrica (inchaço), além de ativar a oxigenação celular e nutrição dos tecidos.
Esta massagem deve ser coadjuvante em todos os tratamentos: celulite, gordura localizada, flacidez, e principalmente pré e pós operatório.
A importância dos tratamentos pré e pós-operatórios em cirurgias, em especial na área estética, crescem a cada dia, exigindo que tanto os médicos e a equipe de profissionais que dão suporte a área estética, ampliem seus conhecimentos, dada a complementaridade de suas funções.
Com um pré e pós-operatório especializado o paciente recebe um tratamento personalizado para potencializar a cirurgia que fez ou irá fazer, trazendo assim mais chances de um pós-operatório com menos inchaços, edemas e roxidões e hematomas.
A eficiência de uma cirurgia plástica não depende somente do seu planejamento cirúrgico. A preocupação com os cuidados no pré e pós-operatório tem demonstrado fator preventivo de possíveis complicações e promoção de um resultado estético mais satisfatório.
Procedimentos Pré Operatórios:
Preparo da pele
O preparo da pele que irá submeter-se a um procedimento cirúrgico corporal, como uma mamoplastia (cirurgia das mamas - seja de aumento ou de redução), deve imprimir todos os cuidados passíveis de possibilitar melhoria durante o ato cirúrgico.
Fatores como melhoria de tônus tissular, aumento da hidratação e elasticidade da pele, geralmente facilitam o trabalho do cirurgião, resultando em melhores condições cicatriciais para o tecido operado. Não se pode esquecer que uma cirurgia-plástica também é um ato traumático para o organismo, sendo assim, será de extrema valia que haja um estímulo fisiológico correto nesse tecido.
Hidratação em cabine
O procedimento de hidratação em cabine varia bastante de acordo com a formação e experiência do profissional.
Normalmente serão necessárias algumas aplicações da técnica de hidratação para que haja alguma reação efetiva na pele a ser operada.
Sugere-se que o prazo mínimo para o início das hidratações seja de 15 dias antes da data da cirurgia, com pelo menos duas aplicações semanais.
Sugere-se também, que além do uso de cosméticos específicos para hidratação, o uso de equipamentos auxiliares como o ionizador, o gerador de alta-frequência, o gerador de micro-correntes, as correntes alternadas e outros, como já citamos nas cirurgias faciais.
Também nesta cirurgia, a técnica de estímulo muscular poderá variar entre aplicações eletrônicas utilizando-se geradores de corrente alternada (Farádicos), auxiliada pela ginástica isométrica e também pelo gerador de micro-correntes.
Ativação vascular
Considerando que todo o nosso organismo é alimentado via sistema sangüíneo, é importantíssimo que se propicie uma melhor circulação sangüínea no local a ser operado. Mesmo porque, no pós-operatório imediato, a circulação linfática estará mais prejudicada do que a sangüínea, devido aos descolamentos e ressecções de tecidos superficiais da face.
Existem várias maneiras de se melhorar a circulação local, sendo que a massofilaxia é normalmente recomendada, pois pode ser associada ao uso de emulsões ou cremes que auxiliam na retenção hídrica da pele.
O uso de massagens a vácuo seguindo-se o trajeto linfático pode contribuir para estímulo não só da circulação sangüínea, como também para ativar o sistema linfático.
Também os estimuladores de corrente alternada, podem aumentar o fluxo sangüíneo na pele e músculos, tornando mais efetivo o estímulo geral do rosto.
Drenagem Linfática
Normalmente as aplicações de Drenagem Linfática iniciam-se, no mínimo, uma semana antes da cirurgia e em dias alternados, sendo que a última aplicação deverá coincidir com a véspera do procedimento cirúrgico. Assim, todo o sistema linfático da face estará mais ativo e com maior capacidade de resposta durante o pós-operatório imediato.
Comumente a maioria das sessões de Drenagem Linfática é deixada para o pós-operatório, pois normalmente é quando mais se precisa deste estímulo.
Procedimentos Pós Operatórios:
Orientação Geral
Também nas cirurgias das mamas os cuidados pós-operatórios deverão iniciar-se sob orientação do cirurgião responsável.
Drenagem Linfática Manual (DLM)
Novamente o primeiro e praticamente o único procedimento normalmente realizado a partir das 48 horas iniciais da cirurgia é a Drenagem Linfática Manual (DLM), e também se mantêm as restrições quanto ao uso de cosméticos e aos movimentos da DLM.
Massagens complementares
Além da DLM, existem outros tipos de massagens que algumas escolas médicas ensinavam como coadjuvantes. Neste caso, deve-se conversar com o médico responsável e avaliar a necessidade destas massagens.
Ultra Som
Devido à sua ação anti-inflamatória, o ultra-som também é muito usado nas recuperações de cirurgias plásticas, onde age na redução da formação de edema (inchaço), redução da fibrose e portanto, levando à uma recuperação melhor e mais rápida. No pós-operatório é geralmente associado à drenagem linfática manual.
ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA DERMATO FUNCIONAL
Atualmente, a fisioterapia vem agregando notável importância a este segmento. Utilizando-se de seus recursos específicos, como:
· preparatório à intervenção cirúrgica,
· acelerar o processo de recuperação pós-operatória.
· prevenção e controle de complicações comuns.
Fonte:www.posop.com.br
http://www.portalfisioterapia.com.br
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário