O Fibro Edema Gelóide, conhecido popularmente como celulite, é uma patologia que se instala na estrutura derme-hipodérmica, ou seja, esta disfunção ocorre inicialmente na pele. É caracterizado por alterar o relevo cutâneo, devido à presença de nódulos, de diversos tamanhos e diferentes localizações, e às vezes acompanhada de dor e diminuição da função do membro inferior.
Significado Popular: Celulite
A celulite provem da palavra cellulite, de origem latina, e no caso, o sufixo`ite´´ que significa inflamação, não corresponde ao verdadeiro significado dela. Desde a década de 70, como vem chamada, apresenta uma controvérsia sobre o termo utilizado, em virtude de não ser encontrada nenhuma alteração inflamatória no fibro edema gelóide.
Classificação:
Clinicamente o fibro edema gelóide pode ser classificado como:
Grau 1: nota-se os nódulos com a compressão dos tecidos e ou com uma contração voluntária, e não é visível a inspeção, nesta fase ainda não presença de fibrose.
Grau 2: pode ser observado a inspeção, e com a compressão dos tecidos, os nódulos se destacam ainda mais no relevo cutâneo. Nesta fase já existe fibrose, e pode estar envolvido alterações da sensibilidade.
Grau 3: predominância dos nódulos de grande tamanho, fibrose, e sensibilidade dolorosa aumentada.
Localização:
Sintomas:
Os sintomas que estão associados a uma estase venosa e linfática podem ser uma simples câimbra, como parestesias, sensação de peso, micro-hemorragias, diminuição da temperatura tecidual nos tecidos afetados pelo fibro edema gelóide.
Como ocorre o FEG:
O fibro edema gelóide não é um problema relacionado somente ao tecido adiposo, como a maioria da população imagina, ao início do quadro, nota-se uma grande alteração micro circulatória, ocorre uma alteração nos esfíncteres arteriolares ( estrutura que controla o fluxo sanguíneo no vaso arterial) gerando um aumento da permeabilidade dos vasos linfáticos e capilares, levando a uma infiltração edematosa não inflamatória no tecido conjuntivo. Este quadro evolui para a hipertrofia adipocitária, e depois a compressão seguida de dilatação vascular, escape do liquido seroso para o tecido conjuntivo, que resulta em formação de tecido fibroso e maior compressão dos tecidos vasculares, não permitindo o equilíbrio do fluxo sanguíneo, troca de nutrientes, e oxigenação adequada para os tecidos.
Uma verdadeira barreira entre as trocas vitais da pele é instalada. Com o tempo o tecido fibroso torna-se denso e esclerótico, e produz uma irritação das terminações nervosas, levando a dores durante a compressão dos tecidos.
Endermologia
Sistema mecânico não invasivo que utiliza a pressão negativa para que se obtenha efeitos terapêuticos. O aparelho utiliza a pressão positiva dos rolos combinado com a pressão negativa do vácuo, promovendo efeitos semelhantes as de uma massagem profunda, permitindo resultados mais precisos e rápidos.
Para estete fim utiliza-se ventosas com presensa de roletes que permitem o deslizamento na pele, promovendo movimentos de dobramento e desdobramento do tecido. O aparelho gera uma sucção continua, estimulando a drenagem linfática e efeitos semelahntes a de uma massagem.
Os efeitos deste tratamento são:
-Melhora da circulação
-Melhora do funcionamento linfático
-Mobilização dos tecidos fibróticos
-Tratamentos de dermalgias
-Aumenta a extensibilidade do colágeno
-Melhora do trofismo tissular
-Outros
De acordo com os estudos, após a aplicação da endermologia em casos de fibroe dema gelóide em membros inferiores, houve um aumento importante da circulação linfática e sanguínea no local estimulado e nas veias femoral e safena, que permaneceram aumentadas durante 30 minutos e o fluxo linfático permaneceu eficaz durante 12 horas.
Por isso, torna-se o tratamento endermologia, importante nos tratamentos de FEG.
Contra-indicações:
Processo inflamatório
Lesões cutâneas
Tumores malígnos
Queimaduras
Cardiopatias
Insuficiência hepática
Para gordura localizada no abdome e flancos, qual o mais indicado Lipo cavitação ou Endermologia?
ResponderExcluirAtt,