quinta-feira, 19 de maio de 2011

Cuidados com a pele durante o Inverno.



O frio, vento e a baixa umidade do ar deixam a pele  mais seca e escamosa, áspera e até com prurido(coceira). As pessoas sentem menos sede,ingerem pouca água e vicia o corpo a um ciclo de falta de hidratação. 

Tratamento Estético X Inverno

Com a baixa incidência dos raios solares, a estação fria é o período ideal para a realização de tratamentos estéticos para a pele, pois, com o clima mais frio, as pessoas diminuem a exposição ao sol permitindo melhores resultados e reduzindo os riscos de manchas. Nesta época do ano o destaque é para tratamentos faciais, mas se esperar até o último minuto para se preparar para o verão, os resultados não são tão sastifatórios. Os tratamentos mais indicados são a drenagem linfática, rádiofrequencia, ultra-som, massagens redutoras com manta térmica.
No entanto, os melhores resultados são apresentados em quem segue uma dieta balanceada, pratica exercícios físicos e inicia os tratamentos ainda no inverno.


Dicas para a pele do rosto:

Para as peles secas, com poucas espinhas,cravos e poros fechados ficam mais propensas ao ressecamento e requerem sabonetes suaves a base de glicerina e com pouca pigmentação, cremes hidratantes ao dia e cremes nutritivos a noite.

Para as peles sensíveis é necessário hidratantes que contenham características antiinflamatórias para prevenir irritações, e evitar loções de limpeza que contenham álcool em sua formulação.

Já para as peles oleosas com tendencia a acne e com poros dilatados, podem piorar com o uso de cremes hidratantes, neste caso é recomedado limpeza diária com adstringentes, hidratantes a base de gel e cremes noturnos a base de vitamina c.

Hidratantes facias para a pele oleosa precisa ser livre de óleo, mas que seje suficiente para formar uma película que impeça a perda excessiva de agua da epiderme.

Proteção também no frio!
Durante o dia é aconselhado, mesmo que no inverno, o uso de protetores solares com hidratantes, assim evitará também  o envelhecimento precoce da pele. É indicado o uso 3x por dia.

Pode -se associar ao creme hidratante a  uréia, alantoina, pantenol e ceramidas para pontencializar a proteção contra o rececamento e asperzas.

Não esqueça dos lábios...
Para os lábios as vezes a mateiga de cacau não é suficiente para proteger do rececamento, é necessário o uso de hidratante específico e de preferência, com ceramidas na sua formulação. Deve-se passar 3 x por dia. Os batons de longa duração  e com muito pigmento são os mais perigosos, eles costumam ressecar a pele dos lábios, prefira batons hidratantes.


Cuidados com a pele do corpo:


Esfolie, mas cuidado!
O uso de esfoliantes deverá ser cautelosa, a freqüência correta de uso é de uma vez por semana para não retirar a camada protetora da pele e com isso expô-la ainda mais aos agressores climáticos, pode-se substituir para buchas naturais e menos abrasivas. Desde que se use moderamente, a esfoliação é bem vinda no inverno, por que retira as células mortas preparando a pele para absorção de nutrientes do hidratante. O Óleo de avelã, macadâmia e germe de trigo, são ativos  de hidratantes corporais que são muito agradáveis e potentes.

Ambientes com aquecedores devem ser umedecidos.

De olho na moda...
Muitas pessoas apresentam alergias devido o atrito com roupas de inverno, tecidos sintéticos como acrílico, nylon e lã são irrititantes e não devem ficar em contato direto com a pele, O uso de tecidos  naturais por baixo as roupas de inverno,como algodão diminuem os riscos de irritação e alergias.

Modere o seu banho e tenha uma pele macia , economize na água!
Banhos muito quentes e demorados devem ser evitados, a temperatura deve ser de no máximo 35º/40º graus. Abuse de oléos trifásicos e hidratantes após o banho.

Por Dra Vivian Veroneze- fisioterapeuta

Nenhum comentário :

Postar um comentário