terça-feira, 17 de julho de 2012

Rádiofrequência- Hooke


A Radiofrequência é emitida através de um aparelho que tem o objetivo de combater a flacidez e adiposidades localizadas sem promover invasão e dor nos tecidos.
Conceitua-se na emissão de correntes elétrica de alta frequência que em contato com a pele gera calor a fim de atingir a camada subdérmica.
O principal objetivo do tratamento baseia-se nos conceitos de diatermia endógena relacionadas a campos eletromagnéticos para aumentar a temperatura dos tecidos e induzir respostas terapêuticas.
A atividade biológica que a radiofrequência propicia ao tecido se manifesta através do efeito energético, que acelera a movimentação dos íons através da membrana celular, facilitando a transformação de ADP em ATP e o efeito térmico, gerado através dos atritos e choques dos íons elevando a temperatura local.
Estes efeitos produzem o aumenta da circulação sanguínea(drenagem venosa e linfática), aumento de oxigênio e nutrientes também como eliminação de Catabólicos.
O comportamento do tecido conjuntivo em resposta ao calor depende da temperatura, tempo e aplicação e estresse mecânico produzido pelo calor.
O tecido conjuntivo é o principal tecido alvo para o tratamento da RF, porque exerce funções como sustentação, estoque, transporte e reparação. Qualquer alteração que compromete a integridade neste tecido, automaticamente inicia-se o processo de reparação e proliferação de Fibroblastos(Os fibroblastos são células presentes na segunda camada da pele, a derme, e são responsáveis pela produção de colágeno e da substância que envolve estas fibras (matriz extracelular), fundamentais para qualidade da pele).
 A Lesão controlada térmica promove uma retração do tecido induzindo uma respota inflamatória que reforça a migração de fibroblastos para a área tratada pela RF. Com a migração e proliferação dos fibroblastos, o tecido é reforçado estruturalmente devido a neocolagênese.
Sob o estímulo da RF, o colágeno responde com uma contração imediata a aplicação, o qual os fibroblastos reconhecem como estímulo para iniciar a síntese de novo colágeno.
O calor gerado pela RF no tecido promove um estresse térmico induzindo as proteínas HSP, que são responsáveis pela manutenção da homeostase celular degradando ou preservando as proteínas desnaturadas.
A retração do colágeno desorganiza a estrutura intramolecular por desnaturação da estrutura helioidal tripla.
Com a degradação do colágeno desnaturado, ocorre a renovação desta proteína.
O Estímulo pelo calor também induz a liberação de TGF-betano tecido que atua no processo de reparação como acelerador de produção de colágeno pelo fibroblasto.
 A utilização da RF em tecidos com adiposidade acumulada pode induzir a ruptura dos adipócitos por aumento de sua temperatura. A causa mais provável é por desnaturação das estruturas protéicas da membrana celular.Todo o processo de trauma térmico gerado pela RF, leva a uma desintegração da membrana celular do adipócito, liberando triglicerídeos ao espaço intercelular que são convertidos em ácidos graxos e glicerol e serão metabolizados pelo fígado. O esvaziamento da célula adiposa também é estimulada pelo aumento do metbolismo devido a temperatura aumentada.
Estes efeitos causados pelo calor da FR descomprime os tecidos tratados, justificando melhora das disfunções estéticas como celulite, flacidez, fibroses e gordura localizada.
 A temperatura de 57-61°C é frequentemente descrita como a temperatura de retração do colágeno, e o monitoramento superficial deve ser mantido entre 40 graus.

Sobre o Hooke:

O diferencial deste aparelho é a aplicação do Cooling ( resfriamento) para conforto e preservamento da epiderme.

O HOOKE emprega dois mecanismos de aquecimento induzido nos tecidos biológicos, ambos usados para aplicações cutâneas: o aplicador bipolar para uma aplicação superficial (até 4 mm de profundidade) e o aplicador monopolar para uma penetração volumétrica mais profunda (15 a 20 mm de profundidade).

É microcontrolado, com uma frequência de operação do gerador de radiofrequência de 27,12 MHz. O HOOKE apresenta a potência de 120 Watts.
Vantagens

Não invasivo, simples, rápido, sem tempo de recuperação após o tratamento;

Tratamento agradável: sensação de uma massagem quentinha e indolor;

Efetivo e seguro para todos os fototipos de pele;

Resultados comprovados imediatos e de longa duração;

Redução da circunferência e retração da pele em um único tipo de tratamento.

Indicações:


Retração e redução da flacidez no abdômen após a gravidez;

Remodelação do contorno facial e corporal;

Redução das rugas e linhas finas;

Melhora da celulite;

Melhora da textura e flacidez da pele;

Melhora da aparência das estrias;

Suavização após a lipoaspiração.


Contra-indicações:

Mulheres grávidas ou lactentes

Marcapasso ou defibrilador interno.

Implantes metálicos na área de tratamento.

Câncer: atual ou histórico, principalmente câncer de pele ou pré malignos

Sistema imune comprometido devido a doenças imunodepressivas tais como AIDS e HIV, ou uso de medicamentos imunossupressores.

Condições severas tais como desordens cardíacas.

Pacientes com histórico de doenças estimuladas pelo calor, tais com Herpes Simples recorrentes na área de tratamento, podem ser tratados somente após um regime profilático.

Qualquer condição ativa na área de tratamento, tais como feridas, psoríases, eczema e urticária, bem como pele excessivamente e recentemente bronzeada.

Histórico de desordens de pele tais como cicatrizes tipo quelóides, feridas difíceis de cicatrização, bem com uma pele muito seca e sensível.

Qualquer procedimento cirúrgico, invasivo, ablativo na área de tratamento antes de uma completa cicatrização.

E qualquer outra condição que possa não ser segura para o paciente.

Nenhum comentário :

Postar um comentário