quarta-feira, 1 de agosto de 2012

MELASMAS E VULCANICE


Pouco se conhece sobre as variações de cores da pele, mas acredita-se que fatores como exposição solar, bases genéticas, penetração de radiação ultravioleta, elementos culturais são alguns dos argumentos que tentam explicar a distribuição fenotípica nas demais regiões do planeta.
A cor natural da pele é influenciada pela produção de melanina, um pigmento de cor acastanhado, e em grande quantidade, se torna enegrecido.
Outros pigmentos influenciam também na cor da pele como, por exemplo, o pigmento carotenoíde, que deixa a pele com a cor mais amarelada.
Fatores vasculares também podem influenciar no tom da cor, em  presença de hemoglobina e oxigênio nos capilares, representada pela cor avermelhado, e de hemoglobina reduzida nas vênulas, caracterizando a cor azulada.
Para dar cor a pele, olhos e cabelo, dependemos  da quantidade de melanossomas(vesículas com pigmentos), melanócitos, da síntese de melanina e sua distribuição ao logo das camadas da pele, entre outros fatores.
A célula precursora da melanina se chama melanócito, e sua quantidade é diferente entre as diversas etnias, explicando vários tons de pele. Existem outras partes no corpo, que estas células são distribuídas como ouvidos (nas estrias vasculares), nos olhos (íris), no sistema tegumentar ( pele e mucosas), e na matriz dos pêlos.
Na pele, estão localizados, na camada basal da epiderme e, ocasionalmente, na derme e projetam seus dendritos, onde transportam seus melanossomas aos ceratinócitos.

A união dessas duas células é constituída, no ser humano por um melanócito para seis ceratinócitos ou queratinócitos.
A síntese inicia- se com a cascata de oxidações sobe intermédio da  enzima tironase, que cataliza a L-tirosina à L-Dopa e posteriomente a  oxidação de L-Dopa à dopaquinona. Após a reação no interior dos melanossomas, a DOPA-quinona pode resultar em eumelanina, e após outras reações químicas podem formar a feomelanina. Ao final da síntese os grânulos de melanina são transportados pelos melassomas até os prolongamentos do melanócitos, que estão diretamente ligadas aos querátinócitos epiteliais, pigmentando a pele. Uma vez no interior dos queratinócitos, os melanossomas tendem a distribuir-se no citoplasma, sobre a parte superior do núcleo, de forma a protege -los das radiações ultravioleta.
A principal função da melanina é constituir um sistema de mecanismo de defesa contra raios ultravioletas nas células epiteliais, de forma a proteger o material genético das células.

A pigmentação melânica da pele humana sofre intenso controle hormonal. A hiperpigmentação cutânea foi também observada, quando indivíduos humanos que foram injetados com altas doses de hormônio adrenocorticotrópico, resultando na elevada melanogênese. Assim, hormônios como o MSH (hormônio estimulante de melanócitos) e MC1-R também são responsáveis por estimular a produção de melanina.
A radiação ultravioleta B (UVB), na pele humana, induz a produção de MSH e ACTH nos melanócitos e queratinócitos através da estimulação  da atividade da tirosinase e a síntese de melanina. A relação da radiação ultravioleta em conjunto com a ação dos hormônios justifica o envolvimento do melanocortina no melasma.

Melasma

Melasma é uma hipermelanose comum, adquirida, simétrica, caracterizada por máculas acastanhadas, mais ou menos escuras, de contornos irregulares, mas limites nítidos, nas áreas fotoexpostas, especialmente, face, fronte, temporas e, mais raramente, no nariz, pálpebras, mento e membros superiores.


Embora possa acometer ambos os sexos e todas, as raças, favorece fototipos intermediários e indivíduos, de origem oriental ou hispânica que habitam áreas tropicais. E mais comum em mulheres adultas em idade fértil, podendo, porem, iniciar-se pos-menopausa. A idade de aparecimento situa-se entre 30-55 anos. Dentre estes: influências genéticas, exposição à RUV, gravidez, terapias hormonais, cosméticos, drogas fototóxicas, endocrinopatias, fatores emocionais, medicações anticonvulsivantes e outros com valor histórico. Porém, parece que predisposição genética e exposição às radiações solares desempenham um papel importante, tendo em vista que as lesões de melasma são mais evidentes, durante ou logo após períodos de exposição solar.

Mulheres com estado hormonal hiperestrogênicos como gestação ou  com uso de anticoncepcionais, também apresentam históricos de melasmas. Alguns trabalhos sugerem a relação do aparecimento do melasma com doenças da tiróide especialmente aquelas auto imunes. Outros, demonstraram a elevação sérica do hormônio luteotrófico (LH) , sugerindo relação com algum grau de hiperandrogenismo.
O tratamento do melasma é geralmente questionado, pela grande recorrência das lesões e pela ausência de uma alternativa de clareamento definitivo.
O tratamento domiciliar com ácidos e despigmentantes e sessões de Peelings em consultório, ajudam no clareamento do melasma superficial, facilitando a penetração dos despigmentantes locais.

Os Peelings Combinados são os tratamentosmais utilizados e dependendo da substância usada e do tempo que ficará em contato com a pele, dão grandes resultados! Recomenda-se pelo menos 3 sessões.
Muitas são as substâncias que ajudam a clarear a pele. Elas geralmente agem inibindo uma ou mais etapas das reações químicas que ocorrem dentro do melanócito e resultam na formação da melanina.


VULCANICE

O vulcanice é um tratamento eficaz que age diretamente no processo total, ou seja, todas as fases da formação e deposição de melanina na pele.

O peeling é realizado através de ácidos vulcânicos retirados das geleiras da Antártica, que promovem um clareamento eficaz e seguro.

Atuação do peeling sobre as fases da Produção de Melanina:

Antes da formação de melanina: o peeling promove a redução de ET 1 queratinócitos que reduz a indução da melanogênese.

Durante da formação de melanina: O peeling é capaz de reduzir a síntese de melanina através da inibição da tironase em 70% da sua atividade.

Após a formação de melanina: o peeling interfere na tranferência dos melanossomos(vesículas c/ melanina) aos queratinócitos, diminuindo a distribuição do pigmento para a pele.

O peeling tambem exerce a função de regeneração celular, atenuando mos sinais de envelhecimento através de estimulação dos fibroblastos para produção de colágeno e elastina.

2 comentários :

  1. Ola Dra Vivian, fiz laser e minhas manchas escureceram mais, vc acha que esse peeling vai dar uma amenizada? grata, estou muito chateada.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tenho esse problema de melasma horrível e gostaria de saber dr Vivian como posso adquirir esses produtos

    ResponderExcluir